Sobre o foto@pt

O foto@pt foi uma comunidade fotográfica lançada pelo Tiago Lopes da Fonseca a partir da sua actividade como estudante e profissional de Engenharia Informática na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Sendo uma actividade estritamente pessoal, rapidamente se tornou numa ocupação a tempo inteiro. Começou em Junho de 1999 e soçobrou por excesso de sucesso em Setembro de 2002 com mais de 3000 membros activos e centenas de fotografias inseridas por dia.

Há mais informações nesta página do Facebook.

Passados estes anos, e apesar de haver dezenas de portais e sites de fotografia na Internet, não encontrei nada com o mesmo espírito amador e empenhado, mas se calhar foi mesmo a Internet que mudou e não se pode voltar atrás. Valia a pena visitar o site, primeiro em fotografia.em.pt e depois em fotopt.net, não só para ver belas imagens mas para aprender com os comentários, que a partir de certo instante podiam ser anónimos para evitar favoritismos e elogios cruzados. Um dos meus maiores prazeres era percorrer as fotos novas de cada dia sem olhar a temas e autores e ser completamente surpreendido pela enorme latitude do que cabe na definição de fotografia ou num ficheiro JPEG.

Certamente também havia defeitos, rivalidades e mal-querenças entre os seus membros, até porque todos os que publicavam imagens – havia aqueles que apenas apreciavam e comentavam as fotos alheias – tinham orgulho na sua condição de autores, senão mesmo de artistas, mas o ambiente geral era são e de colaboração mútua para o aperfeiçoamento de cada um. Houve duas polémicas célebres, que hoje parecem risíveis: quando se passou de um limite de inserção de quatro fotografias por dia para uma fotografia por dia e quando a limitação de 100 fotografias por autor os obrigou a apagar fotografias ou criar “heterónimos”.

Ainda me lembro de alguns comentários que recebi às minhas fotografias que ainda hoje ponho em prática e como travei conhecimento com vários fotógrafos amadores interessantes após alguns comentários secos ou mesmo críticos que fiz às obras deles. Mas explicados os pontos de vista com fundamentação e urbanidade, (quase) todos progredíamos.

Como se trata de Portugal, havia sempre almoços de confraternização e pândega, que davam muito trabalho a preparar a alguns para alegria de muitos mais. E recebemos visitas de membros brasileiros que querendo conhecer Portugal, não quiseram deixar de conhecer os “amigos” do foto@pt. Mas também houve um livro com 200 fotografias seleccionadas das galerias do foto@pt de que guardo orgulhosamente dois exemplares.

Algumas fotografias do foto@pt estão acompanhadas de uma crónica, que os autores do foto@pt usavam quando a imagem não chegava para comunicar toda a mensagem da fotografia.

Hoje o arquivo do foto@pt não está disponível e a homenagem que lhe deixo é a re-publicação da minha galeria, não por ser a mais interessante mas sim porque é aquela de que detenho os direitos de autor. As fotografias com crónica estão indicadas numa sub-categoria própria

O Inverno está a chegar (1995)

Jardim no Outono (1995)

Anta pela manhã (1994)

Elevador de Santa Justa (1993)

Levantando vôo (1996)

Tejo em Lisboa (1996)

O futuro passou aqui… e levou as pessoas (1997) (crónica)

Porto Seguro (1994)

Uma amiga para todas as horas (1993)

Olinda I (1996)

Praga ao rubro (1995) (crónica)

Caixote do lixo (1993)

A canção do ribeiro (1997)

Confiança (2000)

No Pelô (1996)

Retrato de um webmaster enquanto fotógrafo (2001)

Decreto-Lei nº 35108 (1993)

Coisas velhas (2001)

Maio (2001)

Panorama de Lisboa – para o Rui Leitão (2001)

Ânsia de Liberdade (2001)

Ouro sobre azul (2002)

No Pelô, de novo (1996)

Quero ser uma estrela! (2001)

Considère l’enfant! (2001)

Sem título (2001)

O fim da linha (2001)

Sempre curiosa (2001)

Olhando pela nossa cidade (2001)

Manhã de Inverno (2002)

As fotografias são apresentadas na sequência de publicação e com os mesmos ficheiros carregados no foto@pt, quando a dimensão máxima recomendada era de 500 pixels para o lado maior, pois, à época, os bons écrans tinham dimensões SVGA (800 x 600)!

Publiquei 30 fotografias entre Julho de 2000 e Janeiro de 2002. Nessa altura, o foto@pt já revelava sinais evidentes de confusão e sobrecarga. O Tiago Fonseca aguentaria até ao Verão e o site entraria em modo estático em 2003.

One response to “Sobre o foto@pt

  1. Pingback: Manhã de Inverno | Almofala·

Deixe uma resposta - Leave a Reply

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s