O Caminho sabe o caminho

12 de Agosto de 2015, Abegondo, A Coruña, Espanha

Uma peregrinação a pé, com mais ou menos espírito religioso, é um período de retiro espiritual, de encontro consigo próprio e da relação com os outros. O ritmo lento, a paisagem que demora tempo a mudar, a monotonia da marcha, o cuidado de não falar para manter a regularidade da respiração, tudo contribui para que o cérebro se ocupe internamente, sem interagir com o exterior. Os pés, esses, andam sozinhos.

É verdade que, a caminho de Santiago, encontrei gente que me disse que o seu principal objectivo era procurar namoro, mas creio que essas pessoas seriam uma minoria ou, se calhar, até inventam essa história para evitar confessar motivações mais profundas. Os demais, perdidos em divagações interiores, põem um pé diante do outro sem sequer notarem. A divagação mental, sem mapa nem bússola, leva-nos aos locais mais improváveis do nosso espírito e até a muitos becos sem saída.

 

Ocasionalmente, isso acontece também com os nossos pés. Se calhar, quanto mais “perdidos” estamos dentro da cabeça, mais facilmente se perdem os pés. Foi o que aconteceu neste troço do trajecto: eu e os meus amigos perdemo-nos em silêncio, uns atrás dos outros, até um caminho que terminava num moínho de água.

Quem faz um dos Caminhos de Santiago pela primeira vez, sente um curioso paradoxo: ninguém sabe o caminho e ninguém se perde. A ideia de levar um mapa parece absurda por quebrar a confiança e a descoberta de cada cruzamento, de cada escolha. E  em cada uma das centenas de bifurcações nas florestas, nas aldeias e nos prados, encontramos uma pequena indicação (uma seta amarela ou uma concha de vieira) que nos indica o Caminho. Mesmo que nenhum de nós conheça o caminho, o Caminho sabe o caminho:

12 de Agosto de 2015, Mesía, A Coruña, Espanha

Anúncios

Deixe uma resposta - Leave a Reply

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s