A escada que só sobe

escada_livros_20161211_p1120238

Dezembro 2016

É uma fotografia diferente  das minhas. Procurei construir uma imagem que exprimisse o conceito de “aprendizagem” ou algo parecido que é o “conhecimento ou ciência” (diferente da sabedoria), mas depois de muita reflexão e olhar à minha volta e dentro de mim, parece-me que esta “instalação” é a forma mais satisfatória: a aprendizagem é uma escada infinita que só se sobe.

Livro a livro, degrau a degrau, fiz-me o que sou hoje. Estes foram escolhidos na minha estante um pouco à sorte, procurando temas que, não sendo únicos, são relevantes.  É curioso também ver que quando se olha para trás, os melhores livros são aqueles a que regressamos décadas depois, numa palavra, são perenes. O critério de ordem é simples: do formato maior para o mais pequeno, para maior estabilidade da escada.

Dos vários degraus destaco, as obras de Richard Feynman, quer do lado “científico” quer do lado humano. Adorei aprender a física universitária com ele: o primeiro volume das Feynman Lectures on Physics (mecânica) foi um guia de aprendizagem e maravilhamento, como já tinham sido as obras de divulgação dele. O segundo (electromagnetismo) foi importante mas já menos usado. O terceiro (termodinâmica e nova física) é avançado demais para o meu entendimento. Talvez o compreenda depois de chegar a velho. Destaco também os livros de Banda Desenhada que lidos “a sério” são fontes de sonho e de projecção de ideias, como exprime a Pedra Filosofal de António Gedeão. E, finalmente, o livrinho mais fino e mais humilde ficou no cimo, a Cartilha Maternal: foi com esse livro que tudo começou; a minha cópia de escola era igual a esta mas desfêz-se por excesso de uso.

Ao contrário das escadas normais, quanto mais se sobe, menos cansa e mais se quer subir.

Deixe uma resposta - Leave a Reply

