Uma torre na floresta

20121112_tibaes1

12 de Novembro de 2012, Braga, Portugal

Passeava na cerca do Mosteiro de Tibães – um sítio excepcional para nos perdermos na floresta, saborear a natureza, reflectir e namorar ou até hospedar-se, para aqueles que quiserem prolongar por mais tempo a descoberta de si, do modo de vida beneditino e do mundo em redor – quando descubro este torre altaneira e tão estranha ao cenário, mas, ao mesmo tempo, tão familiar.

Aproximo-me e confirmo: é um PT (=posto de transformação) de cabine alta, dos mais comuns em Portugal (ver este PT em Alcochete), neste caso projectado com alguns cuidados de integração paisagística à maneira dos anos 1940 e 1950. Contornando os fetos e as silvas, chego à porta e descubro a placa abaixo:

20121112_tibaes2

É um PT da Electricidade do Norte (EN) a subsidiária da EDP Distribuição que foi criada em 1994 dividindo o país em quatro concessões (as outras são CENEL – Electricidade do Centro; LTE – Lisboa e Tejo Energia; SLE – Electricidade do Sul). O PT está silencioso; deve estar abandonado, o que explica que a placa não tenha sido actualizada para as marcas da EDP Distribuição que reuniram as quatro concessões 10 anos depois.

Confirmo mais uma vez que os PT são uma forma de amostragem do país: estão em todo o lado e procuram fazer parte da paisagem até se tornarem invisíveis aos nossos olhos. Este já foi abraçado pela floresta.

Anúncios

Deixe uma resposta - Leave a Reply

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s