Duas belugas longe do mar

20150130_belugaX230 Janeiro 2015, Aeroporto Toulouse-Blagnac, França

Por norma, não entendo o entusiasmo dos spotters que rodeiam os aeroportos, batendo os pés de frio no Inverno e sofrendo insolações no Verão. Muitos deles coleccionam fotografias, vídeos e registos de aterragens e descolagens dos aviões mais banais. Os mais empedernidos contam aventuras de fazer centenas de kilómetros para tentar a hipótese de apanhar um avião fora do comum que um amigo lhes disse que talvez visitasse tal aeroporto, ainda que somente para uma breve escala técnica.

Mas lembro-me de ser pequeno e de o meu Pai nos levar a passear de fim de semana para ver os aviões. O bairro das Calvanas que marginava o aeroporto de Lisboa já não existe, mas ainda há sítios propícios para pôr as crianças – e os adultos! – a sonhar.

Hoje voar é uma necessidade e perdeu grande parte do encanto. Mas, uma vez por outra, ver um avião raro ao canto do olho ainda desperta a minha atenção.

Até que cheguei a Toulouse. Ao vir para cá, nem me lembrei que era a sede da Airbus. Logo na aterragem (dentro de um banalíssimo A320) vi vários aviões raros, alguns pela primeira vez: vi um A400M, vi um dos novos A350 que ainda não entraram em serviço, um A380 que será da Emirataes mas ainda não está pintado, novas versões do A340 e A330. E vi o mais extraordinário dos grandes aviões: o Airbus Beluga.

No dia seguinte, munido de uma modesta compacta Nikon que tinha trazido como “bloco de notas” de imagens, agi como spotter improvisado. Esta imagem, que em Toulouse é uma banalidade pois, pelo que constatei, as 5 Belugas fazem múltiplos vôos por dia, é quase impossível em qualquer outro sítio do mundo: numa mesma foto, o alçado lateral e a vista em corte desta incrível baleia.

Anúncios

Deixe uma resposta - Leave a Reply

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s