Dez anos

20050627_bsalvacao
27 de Junho de 2005, Bairro da Salvação, Loures, Portugal

Completei em Dezembro de 2013 dez anos de trabalho no sector da electricidade. Antes disso, tinha passado quase dez anos ligado à I&D universitária como aluno, bolseiro e engenheiro de projecto. A transição do meio académico para o meio empresarial correu sem sobressaltos de relevo, ao contrário do que rezavam os oráculos à minha volta. Alguns anos após trabalhar num grande grupo (a EDP), dei por mim a trabalhar com um pé do lado das universidades e outro do lado da indústria. É um equilíbrio precário mas ainda não caí – e eu prefiro ver-me mais como uma ponte do que como um equilibrista.

Por isso gosto especialmente da foto que escolhi para celebrar este décimo aniversário: mostra que a garantia de fornecimento de electricidade seguro, universal, fiável, qualificado, acessível e competitivo requer a interacção harmoniosa da indústria, representada pelas linhas eléctricas e fabricação de postes de aço, do trabalho humano representado pelos homens trabalhando no alto das linhas como trapezistas e a iniciativa e criatividade que alimentam o meu trabalho de I&D e são representadas pelo sensor LiDAR montado no tejadilho do carro.

Quando entrei nesta área pensei que tinha trabalho para cinco anos, dez anos no máximo. Passou uma década e espanto-me em cada manhã  com as novas perguntas que surgem e como alargam o universo do que nos falta saber. Comecei a trabalhar em processamento de sinal e linhas eléctricas e hoje procuro aprender também sobre aeronáutica, robótica, ambiente, meteorologia, materiais, fiabilidade, inteligência artificial, etc.. Não sei onde estarei a trabalhar daqui a dez anos, mas se deixar a demanda pela qualidade da electricidade, não será por falta de temas de investigação e desenvolvimento e de oportunidades de inovação.

Anúncios

One response to “Dez anos

  1. Pingback: Um risco na avenida | Almofala·

Deixe uma resposta - Leave a Reply

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s