Pizzicato do quotidiano

Esplanade de La Défense, Paris, France9 de Outubro de 2013, Esplanade de La Défense, Île-de-France

São 8h15 da manhã, chove miudinho, não chega para irritar. Saio do metro no arco de La Défense (“La Grande Arche”), nos subúrbios empresariais de Paris. Comigo saem centenas, senão milhares, de pessoas. Parte delas leva a cabeça curvada para enfrentar melhor o vento e a chuva; outras vão usando os seus telemóveis e falam apressadas. Poucas, pouquíssimas, conversam com outras pessoas à sua volta. São um rebanho de solitários, que segue o mesmo caminho a cada novo dia, se calhar quase sempre no mesmo horário. Estou no meio desse rebanho, sou mais uma ovelha anónima.

Fecho os olhos. E, esquecido da confusão das imagens, um novo espectáculo inunda o meu espírito: a música dos sapatos cria uma harmonia surpreendente, rica de staccatos. Os saltos altos das mulheres nas lajes de calcário do chão lembram o pizzicato dos violinos. Os tacões e solas dos sapatos dos homens são os violoncelos e mesmo os sapatos de borracha parecem uma secção de percussão. As rodas dos trolleys – há muitos trolleys, pois as pessoas saem depois do trabalho para lugares distantes – juntam-se à percussão como contrabaixos de jazz.

Como podem tantos solitários criar tão bela harmonia? O andamento é allegro ma non troppo, sente-se a pulsão da França a vibrar na música. Fui trabalhar feliz, na esperança de que a minha curiosidade e engenharia ajudassem a acelerar o metrónomo.

Fotografia tirada com telemóvel Nokia Lumia 800.

Anúncios

Deixe uma resposta - Leave a Reply

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s