Considère l’enfant

foto113306

8 de Agosto de 2001, Barra, Ílhavo, Aveiro, Portugal

Fotografia tirada com Olympus C-2000Z AF Zoom 6.5-19.5mm (equiv. 35-105mm) f:2-2.8, sensibilidade digital equiv. a 100 ISO; o tratamento digital limitou-se a um pequeno reenquadramento e ligeiro retoque no fundo. Embora saiba que não devo inserir fotos de família no foto@pt, apelo por uma vez à vossa condescendência em relação a um pai feliz [no primeiro aniversário do filho].

Crónica “Considère l’enfant”

A história desta fotografia começa em 1993 quando li o livro de banda desenhada “Les sculpteurs de lumière” de Frank e Bom e que recomendo vivamente àqueles que gostam de viajar pelos seus sonhos de infância e juventude.

O elemento central desta história era um fenómeno extraordinário só observável àqueles que “consideram as crianças”, isto é, àqueles que sabem pôr-se ao nível delas para apreciar o mundo e encantar-se com as suas maravilhas.

Numa manhã de Verão, muito cedo, brincava com o meu filho Tiago enquanto o sol matinal irrompia pelas janelas. Tirei várias fotografias e não estava nada satisfeito com o resultado. Até que me lembrei: “considère l’enfant”.
Eis o resultado; nunca vi o Tiago tão radioso.

Não tenho quaisquer aspirações a cineasta, mas se fizesse um filme seria com a câmara posta à altura de uma criança de quatro anos. O mundo é tão diferente quando visto a 90 cm de altura !

Anúncios

Deixe uma resposta - Leave a Reply

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s